Os símbolos falam por si .

4:23 PM Postado por Habacuque3


Então o símbolo (objeto) nos transporta para outra realidade que está além do símbolo e tem relação com o símbolo. Vamos dar um exemplo, tirado do mundo cristão: o crucifixo. Todo cristão reconhece nenhum crucificado uma pessoa de Jesus Cristo, que nos redimiu do pecado e nos salvou. Portanto, aquele objeto de metal, madeira, ou outro material, simboliza nosso Redentor, Jesus Cristo. Por isso Tentamos respeito com o crucifixo. Gestos simbólicos São ações que tem a mesma Função do símbolo, isto é, outra realidade nos transportam para outra dimensão, que porém tem relação com o gesto simbólico. Por exemplo, no início e sem fim da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a quem nesses momentos Invocamos. A seguir vamos explicar brevemente alguns sinais ou símbolos cristãos utilizados com freqüência na liturgia.




Alfa e Omega: São a primeira ea última letra do alfabeto grego. São aplicadas a Cristo, Princípio e fim de todas as coisas. Em geral não aparecem Círio Pascal, mas também nos paramentos litúrgicos, no ambão e não Tabernáculo.






Este sinal é formado por duas letras do alfabeto grego (X + P) e Correspondem ao C e R da Língua Portuguesa. Ajuntando as duas, formavam-se como Cristos iniciais da palavra: Cristo. Com freqüência este sinal aparece nos paramentos dos padres, no ambão, na porta do Sacrário e na hóstia.







IHS: São as iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: dos Homens Jesus Salvador. Geralmente são empregadas nas portas dos Tabernáculos nas Hóstias e.






PEIXE: símbolo de Cristo. No início do cristianismo, em tempos de perseguição, o peixe era o sinal que os cristãos usavam pra representar o Salvador. É que como peixe iniciais da palavra na língua grega - IXTYS - explicavam quem era Jesus: IESUS Cristos TEOS Yos SOTER: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.






 
As letras INRI são as iniciais das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iundaeorum, que significam: Jesus de Nazaré Rei dos Judeus. O Evangelho de João nos informa que essas palavras escritas Estavam em três línguas (hebraico, latim e grego) sobre a cruz de Jesus (cf. João, 19,19).







TRIÂNGULO: com três ângulos iguais (equiláteros) representa a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).








Conclusão: Os símbolos falam por si e têm grande poder de comunicação. Podemos escolher os símbolos para as celebrações, mas não devemos explicá-los, porque, à medida que explicamos, empobrecemos seus significados e encurtamos o seu alcance. Cada pessoa será atingida pelo símbolo conforme sua compreensão, sua história de vida, sua situação no momento atual.




Um símbolo bem aproveitado nas celebrações poderá ser suficiente para atingir os objetivos desejados pela equipe de liturgia.










você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu próprio site..

Obrigado Senhor 0 Habacuque3, Agradeçe a todos que postaram !"Os símbolos falam por si ."

Postar um comentário


video
Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui
Carregando...
RossEdition® Habacuque3 | ®.

Seguidores vip Habacuque3