Davi enfrenta O Gigante Golias.

9:56 AM Postado por Habacuque3





INTRODUÇÃO – O COMBATE ESPIRITUAL (Ef 6:12; 2 Cor 10:4)

Todo cristão passa por lutas , provações e desafios diários. Não lutamos apenas contra as circunstâncias, mas contra forças malignas que procuram nos fazer serem derrotados. A história de Davi contra o gigante Golias, nos mostra lições importantes de como enfrentar as adversidades que se opõe em nosso caminho. Ninguém gosta de lutar, porém as lutas nos fazem aprender a ter mais fé em Deus. Aquele que nunca foi confrontado, também não possui testemunho de fé e vitória em Deus. A questão não é a luta em si, mas como a enfrentamos. Por muito tempo, os israelitas foram confrontados pelos filisteus, devido ao pecado do povo de Israel (Jz 13:1). Apesar de Sansão ter vencido um grande número de filisteus em sua morte(Jz 17:30), aquele povo continuava a ser “pedra no sapato” de Israel. Na época de Davi os filisteus continuavam a ser um povo guerreiro, grandes em maioria, perícia, tática e na tecnologia. Aos olhos humanos era impossível que Israel vencesse aquele povo, mas aquilo que impossível aos homens é possível para Deus. Se não bastasse o poderio dos filisteus, havia um homem cujo nome era Golias, filisteu de quase 3 metros que por 40 dias afrontava Israel(1 Sm 17:16).

Da mesma forma , o inimigo tem afrontado o povo de Deus com suas astutas ciladas (Ef 6:11). E assim como o Senhor Jesus usou de sua palavra para destruir os intentos do diabo por 40 dias no deserto, devemos também assim fazer em nossa vida cristã. Devemos usar das armas espirituais(Mt 4:1-11; Ef 6:11-17) . Não precisamos ser confrontados para entrar na guerra. Temos que ter a consciência que “estamos em guerra” e que nosso inimigo não se satisfaz com a felicidade do cristão. O crente fiel é oposição ao propósito maligno do adversário que é matar, roubar e destruir (Jo 10:10). Muitos cristãos por desconhecimento ou ingenuidade acabam não usando das armas espirituais, que Cristo venceu por nós(2 Cor 2:14;Rm 8:37).
A primeira vitória de Davi aconteceu no maior campo de batalha que é a sua mente. Devemos da mesma maneira vencer o inimigo em nossa mente.

Neste campo o inimigo tem bombardeado com acusações, com sentimento de medo e derrota. Embora o inimigo filisteu tenha afrontado o povo de Deus com palavras, havia em Israel alguém que não se impressionava com o tamanho do gigante.

Abaixo algumas lições de Davi neste episódio que serve para nossa vida de luta diária:

1) Não devemos ficar com medo–. Segundo o dicionário, medo é um sentimento de viva inquietação, ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça, pavor, temor e receio. O medo é algo que bloqueia nossas ações, que nos limita a andar e vencer. Quando se tem medo agirmos normalmente assim: Fugimos, usamos desculpas, transferimos responsabilidades ou enfrentamos. Davi resolveu enfrentar o medo e o inimigo. Davi tinha coragem, embora essa coragem não o isentava de sentir medo. Davi sabia que maior era aqueles que estava com Ele (1 Jo 4:4). Davi entendia que sua confiança e fé em Deus era maior que o medo que poderia ter. Deus já havia vencido muitas batalhas com Israel e isso foi o maior fator motivacional para Davi, pois sabia que a afronta era principalmente contra Deus(1 Sm 17:26). Diz a palavra de Deus que o Senhor salva não com espadas , nem com lança, porque do Senhor é a guerra (Os 1:7;1 Sm 17:47). Também não era por força, nem por violência, mas pelo Espírito que venceria esta guerra(Zc 4:6), pois a batalha é com o Senhor (2 Cr 20:15-17).

2)Não olhar para o tamanho do gigante: Não devemos olhar para o tamanho do gigante que se levanta, nem suas afrontas. Devemos olhar e pensar no alto, para o autor e consumidor de nossa fé (Cl 3:2; Hb 12:1-2). Davi não olhou para o gigante que se levantava , mas vislumbrou com os olhos da fé a queda do filisteu.(1 Sm 17:46) .

3)Usar de armas espirituais: Muitas vezes esquecemos que possuímos armas espirituais como o jejum e a oração. Certa vez Jesus disse que algumas castas demônios não saem senão com jejum e oração(Mc 9:27-28). Devemos nos consagrar e usar da autoridade que o Senhor Jesus nos deu segundo a sua palavra (Lc 10:19).

4)Estar sempre pronto para batalha – Davi aproveitou a oportunidade que lhe fora dado. Embora o descrédito de muitos de seus irmãos, Davi sabia o que Deus tinha feito em sua vida. Quando estamos preparados para batalha não nos abatemos com o que vem em nossa direção. Davi não estava ocioso em seu trabalho, mas logo cedo estava na lida diária. Davi não era preguiçoso, era servo. (1 Sm 17:15,17,20). Aquele que serve está sempre pronto para batalha.

5) Não seguiu a opinião dos outros – Para muitos Davi não tinha capacidade, por ser o menor. Mas diz a palavra que ele era valente, vigoroso, homem de guerra, prudente em palavras, e de gentil presença; porém o SENHOR é com ele.(1 Sm 16:18)
Aí estava a diferença, o Senhor era com Ele.
Saul embora fosse mais alto , o Senhor o havia rejeitado(1 Sm 16:1), mas Davi havia sido escolhido por detrás das malhadas ovelhas , para que fosse o soberano Rei (2 Sm 7:8). Quando Deus escolhe alguém ele mesmo faz, como diz uma canção.

Abaixo vai esta canção que resume muito o chamado de Davi e suas vitórias.
você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu próprio site..

Obrigado Senhor 2 Habacuque3, Agradeçe a todos que postaram !"Davi enfrenta O Gigante Golias."

  1. Habacuque3 Said,

    hu544444444444444

    Posted on 30 de março de 2010 às 02:53

     

Postar um comentário


video
Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui
Carregando...
RossEdition® Habacuque3 | ®.

Seguidores vip Habacuque3